Curriculum vitae 

 

Exposições Artísticas: 

2020

Amamentação, Lambe digital, Coletivo Matriz 2020.

@coletivomatriz (https://www.instagram.com/p/CItQwAHldW3/)

A nutrição de um bebê pode acontecer para além da amamentação, mas todas sabemos como é o processo de amamentar uma criança é desafiador, ainda mais sem apoio, como acontece com tantas mulheres. As falas de desinformação e de julgamento, que colocam toda a responsabilidade sobre a amamentação do bebê nas costas da mãe são o padrão em uma sociedade machista e hipócrita. Nós, do Coletivo Matriz, queremos dizer para as mulheres que amamentam e que não amamentaram: mesmo que nos julguem, sigamos nos apoiando e fazendo o melhor que podemos!
 

Cultura do estupro, Lambe digital Coletivo Matriz 2020.

@coletivomatriz (https://www.instagram.com/p/CEVQyUaF1ow/)

A cada hora, 4 meninas de até 13 anos são estupradas no Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2019). Só em 2020 foram ao menos 642 internações. O Brasil registra uma média anual de 26 mil partos de meninas com idade entre 10 a 14 anos. Das vítimas de estupro no Brasil, 70% são crianças e adolescentes. Ainda, 6 internações diárias envolvem meninas de 10 a 14 anos que engravidam após serem estupradas. Esses dados foram tabulados pela BBC NEWS BRASIL, no Sistema de informações hospitalares do SUS. A subnotificação é grande e o perigo, muitas vezes está dentro de casa. .... Cultura do estupro Lambe digital Coletivo Matriz 2020

- Trabalho doméstico não remunerado. Série: Não é amor, é cilada. Lambe digital Coletivo Matriz 2020.

@coletivomatriz (https://www.instagram.com/p/CDo9UcGFeZK/)

O lambe digital: Trabalho doméstico não remunerado foi selecionado para integrar a primeira edição do Baleia DF, projeto de mapeamento, publicação e premiação de mulheres artistas visuais no Distrito Federal e entorno. A primeira edição do projeto conta com a temática _ Tempo Circular pela curadoria de Cinara Barbosa.

2019

Coletivo Matriz Intervenção Urbana PU.ER.PÉ.RIO Lambe-lambes aplicados em espaços estratégicos da cidade a fim de ampliar o debate/conhecimento/ sensibilização em relação ao puerpério. @coletivomatriz (https://www.instagram.com/p/B6orcdElD7P/) Matriz, coletivo de mulheres-mãesartistas, levantando questões invisíveis da maternidade. 

- Exposição Matriz Museu Nacional da república de Brasília 08/10/2019 a 07/11/2019. A Exposição Matriz se deu como uma exposição individual da artista Clarice Gonçalves sob Curadoria de Cinara Barbosa. Paralelamente à exposição a mostra de obras de artistas que foram selecionadas a participarem do ateliê coletivo/residência, sob curadoria de Clarice Gonçalves. Adriane Oliveira, Aila Beatriz, Angélica Nunes, Barbara Moreira, Camila Melo, Carolina de Souza, Débora Mazloum, Marta Mencarini, Raissa Miah e Tatiana Reis. 

Residência artística ExpoMatriz, de 28 de agosto a 23 setembro, no prédio anexo ao Museu da República em Brasília, no ano de 2019. Ajuda de custo e apoio de duas arte-educadoras, em um espaço adequado a receber as filhas e filhos das artistas, possibilitando que essas tivessem liberdade para produzir, dialogar, debater e envolverem-se no ateliê. Pela curadoria de Clarice Gonçalves foram selecionadas dez artistas-mães; Adriane Oliveira, Aila Beatriz, Angélica Nunes, Barbara Moreira, Camila Melo, Carolina de Souza, Débora Mazloum, Marta Mencarini, Raissa Miah e Tatiana Reis.

2018

 

- Da Maternidade: De (em) mim, para (sobre) você. (2016 - 2018) Coletânea de textos e ilustrações que integram um livro arte, entre crônicas e contos, que misturam relatos, vivencias e experiências de uma mãe de primeira viagem. Os textos são separados como um diário que se reportam às datas específicas de cada vivência.

 

Sexta de Arte, projeto artístico cultural, criado pelo Núcleo de Extensão/ Next da Faculdade ICESP, e tem como proposta primordial a vivência artística no ambiente acadêmico. Pinturas de Marta Mencarini e Nilo Serpa Águas Claras, 23 de novembro de 2018

2008 – 2015: Grupo Mesa de Luz - Espetáculos de cinema ao vivo realizados em parceria com os artistas plásticos Hieronimus do Vale e Tomás Seferin. Desenvolvimento de linguagens nas áreas de performance audiovisual, colagem, animação de formas, dança-teatro e vídeo-cenografia.

O Grupo Mesa de Luz tem participado de diversos eventos nacionais como o Festival de Arte Digital em Belo Horizonte, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica em São Paulo, o Salão de Abril em Fortaleza, o Circuito SESC de Artes pelo estado de São Paulo, o Festival Internacional de Teatro Cenacontemporânea em Brasília e o Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste em Goiânia. Neste ano foi agraciado com o Prêmio Energisa de Artes Visuais em João Pessoa e contemplado na categoria Espetáculos Multimídia no Rumos Cinema e Vídeo 2012-2014 do Itaú Cultural.

 

Espetáculos de cinema ao vivo: 

 

Cotidiano (http://vimeo.com/17316988)

 

CUBO, resultado da parceria entre o Grupo Mesa de Luz e a Companhia B de Teatro. (http://vimeo.com/20539926)

 

Centro-Oeste Remix constituiu em um recorte curatorial das obras da exposição 1° Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste. (http://vimeo.com/23475467)

remixCIDADE .(http://vimeo.com/30381446)

 

Armadilhas Mostra Rumos Cinema e Vídeo linguagens expandidas em São Paulo/SP. 16 de novembro de 2013. 

 

III Conferência Nacional de Cultura Video-cenografia da cerimônia de abertura sobre a direção de José Regino, teatro nacional de Brasília, Brasília - DF. 28 de novembro de 2013. (https://www.youtube.com/watch?v=sT1Q7zQQo4g)

 

Havia Espetáculo teatral resultado da parceria entre o Grupo Mesa de Luz e a Companhia B de Teatro. (livremente inspirado no livro de contos Havia Histórias de coisas que havia e de outras que vão havendo, da autora Portuguesa Joana Bertholo); SESC Garagem nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de setembro e Teatro Paulo Autran; SESC Taguatinga Norte nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013. (https://www.youtube.com/watch?v=G94JXFle1sQ)

Brasília Sinfonia de uma Cidade: A vida é cliché o resto é plágio. Espetáculo de Cinema ao Vivo em parceria com o Coletivo Transverso e o Artista Maurício Chades. Festival Retrato Brasília, Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB, Brasília, abril de 2015. Brasília Sinfonia de uma Cidade: A vida é cliché o resto é plágio (https://www.youtube.com/watch?v=YvJQLew5iz8)

 

2015

Brasília Sinfonia de uma Cidade: A vida é cliché o resto é plágio. Espetáculo de Cinema ao Vivo em parceria com o Coletivo Transverso e o Artista Maurício Chades. Festival Retrato Brasília, Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB, Brasília, abril de 2015.

 

2014

Havia – espetáculo Teatral resultado da parceria entre o Grupo Mesa de Luz e a Companhia B de Teatro. Livremente inspirado no livro de contos Havia Histórias de coisas que havia e de outras que vão havendo, da autora Portuguesa Joana Bertholo; Sesc Garagem nos dias 24, 25,26,27 e 28 de setembro e Teatro Paulo Autran; Sesc Taguatinga Norte nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

2013

- III Conferência Nacional de Cultura; video-cenografia da cerimônia de abertura apresentado pelo Grupo Mesa de Luz sobre a direção de José Regino, teatro nacional de Brasília, Brasília-DF. 28 de Novembro de 2013.

- Rumos Itaú Cultural; espetáculo de cinema ao vivo – Armadilhas; Por meio da captação e da manipulação em tempo real de imagens e sons, espetáculo de cinema ao vivo explora os fenômenos físicos. A apresentação é baseada no formato narrativo de um “livro-jogo” que rende uma experiência diferente a cada “leitura”. Apresentado pelo Grupo Mesa de Luz - Mostra Rumos Cinema e Vídeo linguagens expandidas em São Paulo/SP. 16 de novembro de 2013. 

- Havia – espetáculo Teatral resultado da parceria entre o Grupo Mesa de Luz e a Companhia B de Teatro. (livremente inspirado no livro de contos Havia Histórias de coisas que havia e de outras que vão havendo, da autora Portuguesa Joana Bertholo); Sesc Garagem nos dias 24, 25,26,27 e 28 de setembro e Teatro Paulo Autran; Sesc Taguatinga Norte nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

 

2012

- 1º Simpósio de Arte e Tecnologia – SomCorFormaTextura foi apresentado pelo Grupo Mesa de Luz na Funarte, Teatro Plinio Marcos, Brasília – DF. 03 agosto de 2012.  

- Prêmio Energisa de Artes Visuais - remixCIDADE: João Pessoa foi apresentado pelo Grupo Mesa de Luz na Usina cultural energisa, João Pessoa – pb; 15 de agosto a 16 de setembro de 2012.

 

2011

- [I N S T A N T E] [EXPERIÊNCIA / ACONTECIMENTO EM ARTE E TECNOLOGIA], Apresentação "Cotidiano" com o Grupo Mesa de Luz, Galpão Multiuso do SESC Campinas, 05 de Outubro de 2011.

- IV Mostra Live Cinema, performance, oficinas, debates. remixCIDADE: Rio foi apresentado pelo Grupo Mesa de Luz no Oi Futuro Ipanema, Rio de Janeiro, no dia 04 de setembro de 2011.

- Projeto Fora do Eixo vol.03, Fora do Eixo Remix foi apresentado pelo Grupo Mesa de Luz no Teatro de Bolso do Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul, Brasília, no dia 29 de Abril de 2011.

- 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste, Centro Cultural UFG, em Goiânia - GO, Centro-Oeste Remix foi apresentado pelo Grupo Mesa Luz, no dia 28 de Abri de 2011.

 

2010

- Aos Ventos que Virão...  Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO em Brasília, apresentação de cinema ao vivo Cotidiano pelo Grupo Mesa de Luz no dia 11 de Setembro de 2010.

- Festival de Arte Digital – FAD, no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, apresentação de cinema ao vivo Cotidiano pelo Grupo Mesa de Luz no dia 04 de Outubro de 2010.

- Circuito SESC de Artes - SP, apresentação de cinema ao vivo Cotidiano, pelo Grupo Mesa de Luz, durante os dias de 19 de outubro a 07 de novembro de 2010.

O circuito SESC de Artes 2010 percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, reunindo cerca de 250 artistas em 16 dias de programação. A diversidade das linguagens artísticas está contemplada com atividades nas áreas de artemídia, artes visuais, dança, circo, literatura, música e teatro. O Grupo Mesa de Luz participou do roteiro 3 do circuito e apresentou o espetáculo Cotidiano em 15 cidades do interior do estado de São Paulo.

- Festival Internacional de Teatro de Brasília Cena Contemporânea, Território de Risco, Projeto 50 em 05, Museu da República em Brasília, apresentação de cinema ao vivo, CUBO foi apresentado pelo Grupo Mesa de Luz juntamente a Companhia B de Teatro, no dia 29 de Agosto de 2010.

- Festival DF Depois das Fronteiras; experiências sonoras e visuais no planalto, no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, apresentação de cinema ao vivo Cotidiano pelo Grupo Mesa de Luz no dia 30 de Julho de 2010.

- Festival 1277 Minutos de Arte Efêmera, na galeria Dulcina de Moraes, na faculdade de Artes Dulcina de Moraes, CONIC, em Brasília apresentação de cinema ao vivo Cotidiano pelo Grupo Mesa de Luz no dia 12 de Junho de 2010.

- 61° Salão de Abril, Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor) em Fortaleza. Apresentação de cinema ao vivo Cotidiano pelo Grupo Mesa de Luz De 16 a 31 de maio.

- SEMICÍRCULO; Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília. Exposição de duas pinturas. De 6 a 26 de Abril.

-Brasília Prazer de Pintura; Galeria Fayga Ostrower, FUNARTE, Brasília. Brasília Outros 50. Exposição em homenagem a Athos Bulcão, Rubens Valentim, Glênio Bianchetti e Douglas Marques de Sá. Curadoria Bené Fonteles. De 20 de Abril a 30 de Maio.

 

2009

- FILE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRONICA – Apresentação de cinema ao vivo Cotidiano pelo Grupo Mesa de Luz, Centro Cultural FIESP em São Paulo. No dia 31 de julho de 2009

- SOBRECIADE - Apresentação de cinema ao vivo Cotidiano de 6:00 as 10:00 pelo Grupo Mesa de Luz, Museu da República de Brasília no dia 2 de junho de 2009

- SOBRECIADE – Apresentação de cinema ao vivo Estilo Livre pelo Grupo Mesa de Luz, no Cine Café Cabiria em Brasília no dia 14 de abril de 2009.

- Exposição das Pinturas: Auto retrato III, Explicando para Confundir, Esperando o sol para entrar na água, Antes só do que mal acompanhada. Na festa Cansei de ser Cult, no Balaio Café no dia 14 de janeiro de 2009.

 

2008

 - FORA DO EIXO, PRECIPITAÇÕES - Apresentação de cinema ao vivo Ludos pelo Grupo Mesa de Luz, auditório central do Museu da República de Brasília. No dia 12 de dezembro de 2008.

- SAFÁRI LOUNGE, NO GATE’S - Apresentação de cinema ao vivo Ludos pelo Grupo Mesa de Luz na 403 sul em Brasília. No dia 27 de novembro de 2008.

- LACUNA Apresentação de cinema ao vivo Quatro Elementos, na Galeria Marco Antônio Guimarães, 508 sul, Espaço Cultural Renato Russo em Brasília. No dia 28 de Outubro de 2008.

- Inten-cidades, como o trabalho de Vídeo Performance, que recebeu o nome caminhante. Exposição, na Galeria Parangolé, Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul. De 01 de setembro a 07 de outubro.

- #7 ENCONTRO DE ARTE E TECNOLOGIA - Apresentação de cinema ao vivo Quatro Elementos no auditório central do Museu da República de Brasília. No dia 03 de outubro de 2008.

- Mesa de Luz, (1º fase composicional); Performance, com o artista plástico Hieronimus do Vale,

           23 de maio; na festa Bota Fora Do Eixo, do projeto Fora do Eixo.

           17 de abril; 03 de abril; 13 de março; 14 de fevereiro no evento FUNFARRA, no estacionamento 10 do parque da cidade em Brasília.

- Ex-Tensões Urbanas, exposição de pintura mural com Rodrigo Paglieri e Tiago Botelho na galeria Espaço Piloto-UNB. De 08 de abril a 07 de maio.

-Exposição das pinturas: Flúor, Fluere, Fluir; Quem casa quer casa; Os Hidrogênios são vermelhos ou quantas pétalas tem uma mancha; Bem vinda! Faça o corte do cordão umbilical e tente a sorte. Na festa Eletronic Influences, no subsolo do teatro Dulcina, Conic. No dia 16 de fevereiro.

- Projeto conexão Artes Visuais MINC/FUNARTE/PETROBRAS, Ar Livre Artes Visuais Intervenções Urbanas. Com o trabalho em estêncil, que recebeu o nome de Autômato. O trabalho parte de uma reflexão sobre o sedentarismo e a falta de tempo do ser humano contemporâneo, a imagem representa um homem que trabalha no computador e ao mesmo tempo faz exercícios físicos em uma bicicleta ergométrica. O estêncil foi realizado nas passarelas subterrâneas das quadras 105/405 sul, 105/405 norte e 107/407 norte. De 25 á 30 de janeiro.

2007

-Vídeo Performance, instalação. A instalação consistia em três televisores em horizontal que passavam três vídeos performances. Os vídeos têm a mesma temática: pintura. Respectivamente: Van Pollockiana, Flúor; Fluere; Fluir e Metamorfose. Exposição de Diplomação do segundo semestre de 2007, realizado na Galeria Espaço Piloto, na Universidade de Brasília – Unb, de 14 de dezembro á 28 de dezembro.

-COHAB. Residência Artística, promovendo um espaço para experimentação artística de efetiva convivência e reflexões sobre coletividade, comunidade e convívio. Não se trata de reproduzir fielmente um ambiente pessoal do artista, mas compor novos ambientes a partir de objetos cotidianos: espaços poéticos em torno de questões como a produção artística contemporânea, a busca por novas poéticas e, principalmente, a organização social em ambientes públicos. A exposição foi realizada na Galeria Espaço Piloto UnB, de 05 de novembro á 11 de novembro.

- Metamorfose. A Performance consiste em ser tatuada por dois tatuadores ao mesmo tempo, o desenho que foi tatuado, foi desenvolvido na hora da exposição e desenhado diretamente na pele, free hand, a performance durou o tempo da abertura da exposição. Realizada na exposição Circulo, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, com curadoria de Wagner Barja, a exposição reuniu 130 artistas da cidade de Brasília. De 10 à 25 de agosto.

-Alvéolos, instalação no espaço CAL CORREDOR, na Galeria Casa de Cultura da América Latina - CAL, de 22de junho á 17 de julho.

- Uai 2: Composição Urbana para Ueb arte Iterativa. Instalação in situ que traz para dentro do espaço institucional o conceito de composição urbana. Trabalho com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. Premio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea. Galeria da Funarte, Mezanino do Palácio da Cultura Gustavo Capanema, Rio de Janeiro – RJ. 

 

2006

-Luz da Luz, temporada SESC de artes, SESC Pinheiros SP, espetáculo “Replexo”, com o Grupo de Pesquisa Corpos  Informáticos, curadoria Anna Barros de 29 de setembro de 2006 á 14 de janeiro.

- Ultima Quarta mostra de vídeos no Teatro Nacional: 28 de junho.

 Com os vídeos:

. i,i,i,i dos artistas plásticos  Luiz Olivieri e Marta Mencarini, Duração:1 min, Buenos Aires/ Brasília

. Ponha palavras em minha boca das artistas plásticas Adriana Cascaes e Marta Mencarini, Duração 7 min, Brasília

 

- Corpus Crises: de 15 a 17 de junho.

Instalação do trabalho Alvéolos, nessa instalação houve interação do público, as carteiras de cigarro foram descoladas da parede e reorganizadas foi escrito: Crise, não fume e câncer.

 

2005

-EXP♀: trabalho de pintura e stêncil. Exposição de artistas mulheres tratando da questão feminina. No espaço de mulheres no Conic.

-A. COM.TE.CIMENTO III: coletivo de mais de 60 artistas mostrando seus trabalhos de intervenção urbana, performance, pintura, grafite, stêncil, música, teatro agregando os transeuntes ao processo de criação e produção. No setor comercial sul, praça do povo, dia 08 de dezembro.

-Estar: Trabalho de instalação e performance em telepresença com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos na 5ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre de 30 de setembro a 04 de dezembro.

-Alvéolos: Trabalho de instalação de carteiras de cigarro em formato fractário na IV mostra de talentos no CNPq de 21 a 27de outubro.

-Pisando Em Ovos: Trabalho de Performance e Intervenção Urbana com vinte e cinco artistas plásticos coordenados por Ronald Duarte e organização de Wagner Barja. No dia 21 de outubro foram distribuídos cerca de dois mil ovos na esplanada dos ministérios em formato triangular e depois todos os ovos foram pisados pelos artistas.

- Salão de Arte do Iate Clube. Trabalho de instalação e estêncil com o artista plástico Luiz Olivieri: Entre o Fim e o Começo, no de 20 de setembro a 04 de outubro.

-Informativo Romano: Trabalho de pintura com o Grupo 0.17 – Leopoldo Wolf, Daniela Bezerra e Patrícia Glayds na Galeria de Bolso da Casa de Cultura da América Latina – CAL de 12 de agosto a 08 de setembro.

-Cílios: Trabalho de performance em telepresença; com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos e a participação do Grupo de Pesquisa ADaPT (Association for Dance and Performance Telematics) e o grupo canadense sob a direção Marie-Christiane Mathieu.

-Humano - pós - Humano: Trabalho de Vídeo Arte com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos no Centro cultural do Banco do Brasil- CCBB, em Brasília de 01 de julho a 18 de setembro.

-Sinapses: Trabalho de performance em telepresença com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos na exposição Cinético_ Digital no Itaú Cultural em São Paulo nos dias 06 de julho a 11 de setembro.

-A.COM.TE.CIMENTO II: Happening na passarela subterrânea entre 209 e 109 sul, que reuniu mais de 40 artistas plásticos de Brasília. Trabalho de instalação de carteiras de cigarro e estêncil no dia 06 de julho.

- A. COM.TE.CIMENTO: Happening na passarela subterrânea entre 209 e 109 norte, que reuniu mais de 25 artistas plásticos de Brasília.Trabalho de estêncil e performance no dia 08 de junho.

-HTMLLes 07: Trabalho de performance em telepresença com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos na Bienal internacional de cyberart em Toronto, Canadá dias 18 a 21 de maio.

-Ctrl C Crtl C II: trabalho de foto e vídeo arte com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos exposto no Centro Cultural da Caixa em 23 de fevereiro a 25 de março; A exposição coletiva “Situações Brasília/Mirações”.

-Ctrl C Crtl C: trabalho de fotos e vídeo-instalação realizada no projeto Atos Visuais, na Galeria Fayga Ostrower/Funarte, com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos nos dias 24 de fevereiro a 20demarço.

-SINTAGMA: trabalho de foto em xerox com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos exposto na Galeria FUNARTE MARQUISE, no projeto Atos Visuais nos dias 13 de maio a 5 de julho.

- Alvéolos: Trabalho de instalação de carteiras de cigarro em formato fractário no Ceubinho na Universidade de Brasília - UnB no dia 26 de janeiro de 2005.

 

2004

-36º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba: Trabalho de vídeo Arte com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos realizado no período de 16 de outubro a 28de novembro, premiado com o 1º lugar.  Realizando o trabalho de concepção, montagem da exposição e produção junto ao GPCI.

- ≥ 4D Arte Computacional Interativa , Centro Cultural banco do Brasil, com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos, realizada em Brasília de 08 de junho a 01de agosto.

 

2003

-Imagem Não Imagem: performance em telepresença, com o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos, realizada em São Paulo de 13de agosto a 04 de outubro.

-Desenhos: Exposição coletiva de diversos artistas universitários, realizada no período de 8 a 14 de julho na biblioteca central da UnB.

Experiência Profissional como professora: Ensino Superior

2020 e 2019 – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB:

Professora Substituta/visitante do Instituto de Artes – IDA, Departamento de Artes Visuais – VIS. Lecionando as disciplinas:

. Expressão e Movimento e Oficina de Fotografia (2020.1)

. Pintura I, Projeto Interdisciplinar e Materiais em Artes (2019.2).

. Arte Eletrônica e Materiais em artes (2019.1)

 

2017 a 2019 – CENTRO UNIVERSITÁRIO ICESP: Assessoria da Pró-reitoria de Extensão - PROEX.

A Pró-reitoria de Extensão – PROEX e o Núcleo de Extensão - NEXT, coordenado pela Profa. Dra. Tania Maria de Freitas Rossi, é constituído por um conjunto de atividades-fim, integrado ao ensino e à pesquisa, que reflete e refrata as demandas e os desafios postos à Extensão na sociedade atual, cujas transformações permanentes suscitam uma postura e um papel estratégico no desenvolvimento societal. A centralidade da Extensão está em ser produtora e socializadora de conhecimentos mediante profundo diálogo com a sociedade[1].  Nesta assessoria venho articulando a execução e desenvolvimento do projeto Sexta de Arte, que tem como proposta primordial a vivência artística no ambiente acadêmico. Buscando proporcionar o estímulo da percepção ao promover encontros fecundos e a sensibilização pelo contágio com obras artísticas.

 

2010 a 2018 - FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA/ICESP:

Departamento de Comunicação Social

. Líder do Grupo de Pesquisa ENFOQUE do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa – NIP/SOEBRAS. ICESP/PROMOVE (2015/2017)

 

Projeto de pesquisa - Fotografia: Paralelo entre a Comunicação e a Arte.

. Jornalismo - Lecionando as disciplinas: Informática na Comunicação; Comunicação Digital; Fotografia.

. Produção Publicitária - Lecionando as disciplinas: Tratamento da Imagem Digital; Oficina Multimídia; Arte e Reprodutibilidade.

. Produção Audiovisual – Lecionando as disciplinas: Análise crítica do Filme; Direção de Arte; Mídia Digital; Oficina de Fotografia.

 

2016 e 2017 – REDE DE ENSINO JK:

 

Gerenciamento do Curso de formação em conhecimentos gerais para o ENADE/INEP;

Curso preparatório, oferecido para os estudantes dos cursos que irão prestar a prova do ENADE, nos quais os conhecimentos gerais tangenciam os temas: Cultura, cidadania e direitos humanos, ética e moral, educação e violência, capitalismo e globalização, comunicação, processos de industrialização, internet e cibercultura, sociedade da informação, arte e contemporaneidade.  Neste projeto venho desempenhando as funções de: Organização do projeto pedagógico, desenvolvimento de material educativo, construção e correção dos simulados, mapeamento e acompanhamento do rendimento dos estudantes nos simulados, lecionação de aulas expositivas, audiovisual, teóricas e interdisciplinar, com resolução de exercícios em sala de forma integrada e institucional.  

 

2015 – REDE DE ENSINO JK

 

– Faculdade JK Guará: Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda – Faculdade JK – Guará. / Publicidade e Propaganda: Lecionando a disciplina: Oficina de Fotografia.

 

2015 – CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BRASÍLIA/FACITEC. Pós-Graduação – Produção Audiovisual: Lecionando a disciplina: Direção de Arte em Audiovisual.

 

2011 a 2015 – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UnB): Licenciatura em Artes Visuais.

. Professora orientadora da disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TCC_4 Polo das cidades Buritis e Posse – 2015.1) e (TCC_3 e TCC_ 3.1 nos Polos das cidades Barretos – SP e Itapetininga – SP – 2014.2) (UAB2 – TCC_3 e TCC_3.1 Polo de Itapetininga – SP – 2012).

. Professora Tutora das disciplinas: História das Artes Visuais (polo de Palmas – TO) e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (UAB1 – TCC 03.01 Polo de Barretos – SP - 2011).

 

Experiência Profissional como professora: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

2018 – COLÉGIO PROMOVE em Águas Claras – Brasília DF, como professora do ensino fundamental II e ensino médio na área de artes visuais.

2011 - COLÉGIO OLIMPO em Goiânia – GO, como professora de ensino médio na área de artes visuais.

2005 – COLÉGIO OBJETIVO em Taguatinga – Brasília DF, como professora do ensino fundamental II na área de artes visuais.

Experiência Acadêmica e Pesquisa: 

2019

- Apresentação da Comunicação Oral: “Da Maternidade: Reflexões sobre identidade, quadrinhos autobiográficos e subjetividades na arte contemporânea”. I Seminário Arte, Maternagem e Feminismos: Marginalices e entrelaçamentos. Realizado nos dias 12 e 13 de junho de 2019, na Sala 104 da Didática VI e no Auditório da Didática V, do Campus de São Cristóvão na Universidade Federal de Sergipe – UFS, Sergipe, Brasil.

2018

- Apresentação da Comunicação Oral: “Sexta de arte: Uma proposta de vivencia artística no espaço acadêmico”. III Simpósio sobre educação inclusiva da Região Centro Oeste - III SEICO e I Jornada de Cultura e extensão do Centro Oeste – I JEC realizadas no Campus I em Luziânia - GO de 07 a 09 de novembro de 2018, promovidos pelo Centro Universitário do Centro Oeste UNIDESC em parceria com o Centro Universitário ICESP de Brasília – UNICESP. 

- Apresentação da Comunicação Oral: “A fotografia como imagem-comunicação, expressão e aprendizagem”. XI ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica, no dia 11 de agosto de 2018, em Taguatinga – DF.

- XV Simpósio de Trabalho de Conclusão de Curso e XII Seminário de Iniciação Científica, realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa das Faculdades Integradas Promove de Brasília e Faculdade ICESP, como professora orientadora[2][3][4][5] de trabalho de TCC em Jornalismo e banca avaliadora[6][7][8] de TCC em Jornalismo, entre os dias 09 a 13 de julho de 2018.

 

2015

- IX Simpósio de Trabalho de Conclusão de Curso e VI Seminário de Iniciação Científica, realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa das Faculdades Integradas Promove de Brasília e Faculdade ICESP, entre os dias 29 de junho a 03 de julho de 2015, na Unidade do Guará, como professora orientadora[9][10][11][12] de trabalho de TCC em Jornalismo e banca avaliadora de TCC em Jornalismo.

2014

- Integrante da Banca avaliativa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB) – (Itapetininga – SP) Licenciatura em Artes Plásticas - Formação da Banca de Avaliação: Prof. Ma. Marta Mencarini Guimarães, Prof. Ma. Dorisdei Valente Rodrigues e tutor presencial Werner José Lisbôa Krapf.

2013

 

- Integrante da Banca avaliativa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC por Faculdades Integradas Promove de Brasília/ICESP; Jornalismo[13]:

2012

- Integrante da Banca avaliativa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB) – (Itapetininga – SP) Licenciatura em Artes Plásticas - Formação da Banca de Avaliação: Prof. Ma. Marta Mencarini Guimarães, Prof. Ma. Polyanna Morgana Duarte de Oliveira Rocha e tutor presencial Werner José Lisbôa Krapf.

2011

- Apresentação da Comunicação: “Cinema ao vivo: Reflexões sobre a linguagem nas performances multimídias como processos de multiplicidades”. No Seminário “Pensar é o que o cérebro faz quando está sentindo”, promovido pelos pesquisadores Luisa Günther e Ary Coelho, auditório do Departamento de Artes Visuais – VIS, na Universidade de Brasília – UnB.

2010

 

- Defesa da Dissertação de Mestrado: “Mesa de Luz: Colagem – Composição”. Orientadora Profª Drª Maria Luiza Fragoso (UFRJ - RJ), com a banca avaliadora Profª Drª Christine Pires Nelson de Mello (FAAP - SP) e Profª Drª Maria Beatriz de Medeiros (UnB - DF). 05 de março de 2010. Departamento de Artes Visuais – VIS Universidade de Brasília – UnB.

2009

 

- Apresentação da Comunicação: “Arte Contemporânea como Traição ou Tragam suas Trairas!” Comitê de Poéticas Artísticas; como co-autora, juntamente às pesquisadoras mestranda Larissa Ferreira (UnB) e Mestre Maycira Leão (UFS) e autoria da Profª. Drª Maria Beatriz de Medeiros (UnB). No 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; ANPAP, Transversalidades nas Artes Visuais.

...

[1] In: http://next7.hospedagemdesites.ws/home - http://www.icesp.br/

[2] Guilherme Alexandre Silva Aguiar Leite - Apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: O PRODUTO CULTURAL NA ERA DIGITAL -E NO WEBJORNALISMO, onde foram aprovados (as) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães, Avaliador (a): Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro, Avaliador (a): Pedro José de Moura Junior.

[3] Letícia Helen Neves de Sá Apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: MÍDIA INDEPENDENTE: A ATUAÇÃO E INFLUÊNCIA DO JORNALISMO INDEPENDENTE DO DISTRITO FEDERAL, onde foram aprovados (as) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães Avaliador (a): Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro Avaliador (a): Pedro José de Moura Junior.

[4]Marlos Chaves do Carmo Alves Apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: O jornalismo especializado e a divulgação da astronomia nas mídias, onde foram aprovados (as) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães Avaliador (a): Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro, Avaliador (a): Pedro José de Moura Junior.

[5] Wellington Castro Segismundo Apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DE AGÊNCIAS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR A VERACIDADE DE UMA NOTÍCIA, onde foram aprovados (as) pela banca formadapelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães, Avaliador (a): Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro, Avaliador (a): Pedro José de Moura Junior.

[6]Guilherme Vicente Morais de Araujo Apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: SITE BEM MAIS BRASÍLIA A CAPITAL FEDERAL VISTA DE OUTRO ÂNGULO, onde foi aprovado (a) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro, Avaliador (a): Francisca Oleniva Bezerra da Silva, Avaliador (a): Marta Mencarini Guimarães.

[7] Alessandro Torres Costa Apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: MGTV NEWS, onde foi aprovado (a) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro, Avaliador (a): Francisca Oleniva Bezerra da Silva, Avaliador (a): Marta Mencarini Guimarães.

[8] Luciana Balduino Pires Apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, em Jornalismo intitulado: DOCUMENTÁRIO: MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO DO DF, onde foi aprovado (a) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as):  Orientador (a): Luiz Carlos Menezes dos Reis Avaliador (a): Francisca Oleniva Bezerra da Silva, Avaliador (a): Marta Mencarini Guimarães.

[9]Marcus Aurelius Bastos Lopes, apresentou o trabalho intitulado: A RADIO DIGITAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO MEIO NO BRASIL, onde foi aprovado (a) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as):  orientador (a): Prof. Marta Mencarini Guimarães, Avaliador (a): Prof. Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro e Avaliador (a): Prof. Dácio Renault

[10] Patrícia Gontijo Rodrigues Apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, intitulado: O FASCÍNIO DO RETRATO NA COMUNICAÇÃO, onde foi aprovado (a) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães Avaliador (a): Luiz Carlos Menezes dos Reis Avaliador (a): Dácio Renault da Silva

[11] Hwlly Soares da Costa Apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, intitulado: JORNALISMO IMPRESSO E JORNALISMO DIGITAL: UMA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA SOBRE OS DESAFIOS E ADAPTAÇÕES, onde foi aprovado (a) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães Avaliador (a): Dácio Renault da Silva Avaliador (a): Luiz Carlos Menezes dos Reis.

[12] Cristiana Evangelista Santos Rayana Ramos Santos Correia Raiane Gonçalves Oliveira Apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, intitulado: MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE TRABALHO NA COMUNICAÇÃO, onde foram aprovados (as) pela banca formada pelos (as) seguintes avaliadores (as): Orientador (a): Marta Mencarini Guimarães Avaliador (a): Dácio Renault da Silva Avaliador (a): Luiz Carlos Menezes dos Reis.

[13] Telejornal: Quero meu carro de volta (Estudantes: Kleber Luiz da Silva, Leonardo Costa de Souza e Larissa Alves Dias) – Formação da Banca de Avaliação: orientadora: Prof. Ana Maria Fleury Seidl Pinheiro, Prof. Ma. Marta Mencarini Guimarães, Prof. Francisco de Paula Lima Junior).

Criação de uma radioweb (Estudante: Vidigal Barbosa Pereira) - Formação da Banca de Avaliação: orientador: Prof. José Romualdo P. de Souza, Prof. Ma. Marta Mencarini Guimarães, Prof. Francisco de Paula Lima Junior.